A Loteria do Estado do Rio de Janeiro (LOTERJ) lançou o Edital de Chamamento Público 01/2025 para ampliar o atendimento em educação infantil na comunidade Vila do João, no Complexo da Maré, por meio de organização da sociedade civil (OSC).
Segundo o documento, poderão participar do processo seletivo entidades privadas que estão ativas e possuem, pelo menos, dois anos de existência legal, comprovadas pelo Governo Federal.
“O presente processo seletivo será regido pelos princípios da legalidade, finalidade, moralidade administrativa, proporcionalidade, impessoalidade, economicidade, eficiência, transparência e publicidade”, destacou o edital.
O texto determina, ainda, que serão comprometidos recursos orçamentários de até R$ 1.283.000,00 – valor não reembolsável – para a comunidade carioca.
O edital também integra o Programa de Subvenções Sociais para cobrir custos e despesas adicionais e para promover o atendimento e a assistência às crianças e aos respectivos familiares.
O BNLData destacou que a LOTERJ possui, atualmente, o Espaço de Educação Infantil Vila do João, oferecendo atendimento integral para 250 crianças. Entre 2023 e 2025, a autarquia teria investido quase R$ 2 milhões no projeto. Além disso, a iniciativa geraria cerca de 60 empregos diretos e promoveria desenvolvimento social e econômico local.
O portal também reforçou que a ação conta com a parceria do RioSolidario e impacta, de maneira direta e indireta, mais de mil pessoas.
Hazenclever Lopes Cançado, presidente da LOTERJ, comentou: “Fortalecer a educação infantil em territórios vulneráveis é uma forma concreta de promover cidadania desde os primeiros anos de vida. Com esse novo edital, reafirmamos o papel da LOTERJ como agente de inclusão e desenvolvimento social”.
Fonte: SBC