A Secretaria de Prêmios e Apostas editou uma portaria alterando a distribuição da arrecadação da Mega-Sena, elevando a quota destinada ao prêmio principal. Especialmente a Mega da Virada foi engordada e passou dos atuais 62% para 90% do total. Em seu site, a Caixa esclarece as mudanças e afirma que no sorteio do final do ano “quem acertar as seis dezenas em 2025 tem chance de ficar mais que milionário!”.
Há rumores de que o prêmio da Mega da Virada pode ficar melhor ainda! Será que é verdade? Vamos entender o que tem virado notícia nos últimos dias após a publicação da Portaria SPA/MF nº 1.656 pelo Ministério da Fazenda e como ela altera a distribuição da arrecadação da Mega-Sena. As mudanças na modalidade já começaram a valer na última terça-feira (05).
É verdade que a Mega da Virada pode pagar o maior prêmio da história em 2025. Isso se deve às alterações nas regras de distribuição dos valores da arrecadação bruta do sorteio. Antes da nova regra, o percentual pago para quem acertava as seis dezenas era 62% do valor destinado à premiação total e, agora, será 90%.
Nos concursos regulares da Mega-Sena, o prêmio principal, para quem acerta as seis dezenas, também ficará maior. Nesses concursos, o valor destinado ao prêmio principal subiu para 40%.
De onde saem os valores dos prêmios?
Para responder a essa pergunta, precisamos entender como funciona a arrecadação e a distribuição dos valores da Mega-Sena. De forma geral, os valores arrecadados são divididos da seguinte maneira: 43,79% se destinam para o prêmio e 56,21% para repasses e custos operacionais.

É isso que acontece com o valor dos 43,79% da arrecadação. Mas ainda faltam os 56,21%, certo? Vamos lá: esse percentual se subdivide entre repasses sociais (destinando recursos para áreas essenciais como Saúde, Educação, Segurança e Esportes) comissão para lotéricos e custos operacionais da CAIXA Loterias. O que retorna para a CAIXA está dentro dos 9,57%, de onde ainda são descontadas as despesas operacionais com a modalidade.
Abaixo detalhamos item a item, para que não restem dúvidas:

As mudanças serão aplicadas para a modalidade da Mega-Sena. É provável que os prêmios principais, a partir de agora, comecem a ficar ainda maiores. No entanto, como é um percentual aplicado à arrecadação, depende do valor captado por cada concurso da Mega.
A grande expectativa começa a ser pela Mega da Virada. Com arrecadações batendo recordes ano a ano, quem acertar as seis dezenas do prêmio em 2025 tem chance de ficar mais que milionário!
Fonte: Caixa