“O mercado ilegal fragiliza o setor”

O processo de transição do mercado legal para o regulamentado foi desafiador para muitas empresas. A Betano, uma das líderes do mercado pré-regulamentação, foi uma das operadoras que soube capitalizar e navegar nesse mar turbulento de uma maneira exemplar. De acordo com levantamento realizado pelo site Aposta Legal, a operadora segue na liderança no ranking de acessos em 2025. 

Guilherme Figueiredo, Country Manager da Betano no Brasil, conversou com exclusividade com o SBC Notícias Brasil, e atribuiu o sucesso da operação à “promoção de um ambiente confiável”, que funciona sem abrir mão da diversão.

Durante a conversa, Figueiredo apontou alguns dos principais benefícios e dificuldades identificadas nesses primeiros meses de regulamentação – apontada como um marco pelo Country Manager. Para Figueiredo, a estrutura federal estabelecida pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) “cria um modelo robusto e responsável que protege os jogadores, garante práticas éticas e assegura a destinação social dos recursos arrecadados”.

No entanto, o Country Manager da Betano no Brasil ainda vê o combate ao mercado ilegal como um desafio significativo: “Aproximadamente 60% da receita bruta mensal de jogos no Brasil ainda provém de apostas ilegais, segundo dados do IBJR (Instituto Brasileiro de Jogo Responsável). Portanto, essa atividade econômica não monitorada e não tributada dificulta o desenvolvimento de um ecossistema sustentável. Uma vez que esse cenário prejudica o setor, o governo (que perde receita tributária) e, principalmente, o apostador, que permanece totalmente desprotegido ao utilizar plataformas de apostas não regulamentadas”.

Guilherme Figueiredo, Country Manager
da Betano no Brasil

“O mercado ilegal fragiliza o setor. Ele expõe os apostadores a riscos como fraude, lavagem de dinheiro e manipulação de resultados, ao mesmo tempo em que priva o Estado de receita tributária”, continuou Figueiredo.

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Para ele, a notificação às instituições financeiras é um dos caminhos para esse combate: “Essa salvaguarda regulatória protege o ambiente em todas as frentes, por isso ações que intensifiquem esse processo de fiscalização são essenciais. É importante que toda e qualquer atividade ilegal seja monitorada para que a segurança faça parte do processo em todos os pontos”.

Figueiredo também ressaltou a importância da regulamentação no aspecto de promoção de Jogo Responsável – considerado pelo Country Manager um pilar essencial da empresa -, e citou algumas das principais ações da Betano: “A empresa possui uma página dedicada ao jogo responsável, com dicas para apostas conscientes e recursos para ajudar os jogadores, que podem, por exemplo, definir limites diários, semanais ou mensais de depósito e usar uma ferramenta de autoavaliação. Também há opção de auto-exclusão temporária ou permanente da plataforma. Além de uma equipe treinada para identificar padrões incomuns de apostas e fornecer suporte aos apostadores. Tudo isso com o uso intensivo de tecnologias como reconhecimento facial para aumentar a segurança do usuário, coibindo fraudes e uso por menores, e cumprindo a LGPD”.

Investimento em branding sem “se restringir a uma base de torcedores”

Desde a legalização das apostas em 2018 para cá, as empresas de jogos on-line têm visto o futebol – e o esporte como um todo – como uma vitrine para expor seus produtos e alcançar milhões de brasileiros.

Atualmente, todos os vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro são patrocinados por uma casa de apostas, sendo que 90% deles contam com uma empresa do segmento na posição de patrocinadora máster.

Atuante no Brasil desde maio de 2020, a Betano já se aventurou dentro desse mercado, tendo patrocinado Fluminense Atlético-MG, gigantes dentro do cenário nacional. 

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No entanto, em 2025, a empresa alterou sua estratégia, focando agora na aquisição de naming rights de grandes competições do cenário nacional. Atualmente, a empresa tem seu nome associado ao BrasileirãoCopa do Brasil e Supercopa do Brasil, as três principais competições nacionais do país.

Figueiredo explica que a estratégia para 2025 é posicionar a marca Betano como uma promotora do esporte: “Entendemos que o mercado brasileiro se destaca pela paixão dos brasileiros por esporte e entretenimento, por isso este ano buscamos não nos restringir a apenas uma base de torcedores. Entendemos que as ações de patrocínio da marca precisavam abranger o esporte como um todo e desenvolvemos diversos projetos nesse sentido”.

O Country Manager, no entanto, deixou as portas abertas para possíveis parcerias com clubes no futuro: “Essa rota pode mudar dependendo dos desenvolvimentos do mercado, por isso estamos sempre atentos e abertos à possibilidade de parcerias com clubes de futebol brasileiros”.

Expansão na América Latina é parte da estratégia “Kaizen 2626”

Por fim, Figueiredo conversou com o portal sobre a estratégia de expansão da Betano dentro de outros países da América Latina, citando o investimento na aquisição dos naming rights da Primeira Divisão Argentina como o ponto de partida: “Começamos a operar na Argentina há um ano e já somos considerados uma das principais plataformas de jogos online do país”.

No início de maio, a Betano anunciou que se tornou patrocinadora máster do River Plate, um dos maiores clubes do futebol argentino. Figueiredo explicou que a parceria faz parte de uma estratégia ambiciosa de expansão da Kaizen: “Nossa parceria com o River Plate não apenas aumenta nosso engajamento com os torcedores na Argentina através de uma das bases de fãs mais apaixonadas do mundo, mas também é um marco em nossa visão ‘Kaizen 2626’, de operar em 26 países até 2026. O River é um dos principais ‘representantes’ do futebol latino-americano, um dos clubes mais populares e renomados do mundo, nos ajudando a alcançar um reconhecimento internacional ainda maior.

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“A América Latina é fundamental para os planos da empresa. Só em 2025 entramos em três novos países latino-americanos (Argentina, México e Colômbia). Nosso plano de expansão está bem encaminhado e estamos sempre explorando novas parcerias”, concluiu o Country Manager da Betano no Brasil

Fonte: SBC

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